Bem-vindo ao e-commerce Antalis! Nossos telefones: 11 4617.8600 | 11 4617.8627 | 11 98132-8625 (também via Whatsapp).

Sistemas de branqueamento

Environment_su_guia_medioambiental_ecf_259x194.jpg

que é o papel ecológico?

Além da influência da origem das fibras  na determinação da eco-responsabilidade de um papel, é importante analisar um segundo critério na hora de avaliar meio ambientalmente um papel: os diferentes sistemas de branqueamento de papel e como afeta o meio ambiente.

 

CRITÉRIO 2: SISTEMA DE BRANQUEAMENTO

Escolha um papel branqueado com o sistema mais responsável!

 

• PCF: Processo livre de cloro. Produtos reciclados branqueados sem o uso de nenhum derivado de cloro. São normalmente usados os mesmos produtos que no branqueamento TCF.

• TCF: Totalmente livre de cloro. Produtos branqueados sem cloro. Em vez disso, empregam somente derivados de oxigênio e hidrogênio, não prejudiciais ao meio ambiente.

• ECF: Livre de cloro elementar. Produtos branqueados sem cloro elementar. Embora utilize derivados de cloro, são componentes que reduzem o impacto ambiental.

• SEM MENÇÃO: São produtos comercializados sem declaração sobre o sistema de branqueamento utilizado.

 

PERGUNTAS FREQUENTES:

É poluente branquear o papel?

Se o branqueamento se realizar com cloro elementar,  poderá poluir o meio ambiente, pois o cloro mistura-se com a água e não é possível eliminá-lo antes de devolvê-lo à natureza. Na União Europeia está proibido o uso de cloro elementar para branquear papel, por tanto, são utilizados os processos ECF, os quais não são agressivos  ao meio ambiente.

Por que é que o branqueamento ECF não é considerado poluente?

Porque apenas utiliza cloro em estado gasoso. Ao estar em estado gasoso, o cloro não se mistura com a água que será devolvida à natureza e por isso, não polui o meio ambiente. E também o seu impacto no ar é muito reduzido.

Por que é que os processos livres de cloro (PCF e TCF) não poluem?

Porque as substâncias utilizadas durante o branqueamento não são poluentes, como por exemplo o peróxido de hidrogênio que se decompõe em água e oxigênio.

Por que um papel reciclado é PCF e não TCF?

Em ambos os processos são utilizados os mesmos produtos para branquear as fibras. No caso do papel reciclado não se conhece a origem do papel recuperado e como foi branqueado, por tanto, existe a possibilidade que este liberte restos de cloro durante o fabrico da fibra reciclada. Para isso é importante indicar a diferença entre produtos PCF e TCF.